
ENDOCRINOLOGIA
MASCULINA

O foco do endocrinologista é a testosterona, hormônio produzido nos testículos e nas suprarrenais. A testosterona é necessária para o desenvolvimento físico adequado em meninos e durante a puberdade tem papel fundamental para:
-
Desenvolvimento saudável de órgãos sexuais masculinos
-
Crescimento facial e corporal
-
Alteração da voz
-
Aumento de altura
-
Aumento da massa muscular
Ao longo da idade adulta a testosterona é importante para:
-
Manter a libido
-
Produção de esperma
-
Manutenção da força e massa muscular
-
Manutenção a densidade óssea saudável
Avaliação dos níveis de testosterona
Testes sensíveis para testosterona biodisponível não eram disponíveis até há pouco tempo. Há grande variação nos níveis de testosterona entre homens saudáveis.
Hipogonadismo
Se refere à redução da função dos testículos quanto à produção de esperma ou de testosterona. Quando resulta de problemas nos testículos é chamado hipogonadismo primário, se for um problema da hipófise é chamado hipogonadismo secundário ou central.
Quando há menos testosterona disponível, possíveis sintomas são:
-
Baixa libido
-
Mudanças emocionais, psicológicas e comportamentais
-
Redução de massa e perda de força muscular
-
Aumento da gordura central
-
Fragilidade dos ossos
-
Maior risco cardiovascular
Andropausa
Redução da testosterona ocorre em cerca de 15% dos homens entre 50 e 60 anos e em 50% ou mais dos homens com 80 anos. Este declínio é chamado andropausa ou hipogonadismo de início tardio.
Terapia de reposição hormonal
A questão da reposição hormonal tem sido alvo de muitos estudos. É preciso avaliação médica minuciosa, pois há riscos envolvidos. A suspeita ou caso confirmado de câncer de próstata contraindicam o tratamento hormonal. O acompanhamento médico durante o tratamento é primordial, é preciso avaliar com frequência diversos parâmetros metabólicos e cardiovasculares.
Os principais sintomas que favorecem a reposição hormonal são: declínio do interesse sexual; dificuldade de ereção; falta de concentração e capacidade intelectual; perda de pelos; ganho de peso à custa de gordura; diminuição de massa e força muscular; irritabilidade e insônia;
Quando bem indicada e feita com acompanhamento médico a reposição hormonal traz benefícios aos homens, como melhora da libido, perda de peso, aumento da massa muscular e da densidade óssea.
É válido reforçar que as medicações para reposição hormonal masculina não devem ser usadas para ganho muscular ou melhora do desempenho atlético de maneira abusiva. Elas podem causar graves efeitos colaterais e sérios danos à saúde.
