
ENDOCRINOLOGIA ESPORTIVA

O exercício é ótimo para a saúde e tem efeito em reduzir o risco de muitas doenças, incluindo doenças cardíacas, diabetes, obesidade, osteoporose e alguns tipos de câncer. O exercício físico também é incrivelmente bom para a saúde mental.
Incluir um plano de exercícios juntamente com a dieta pode reduzir a quantidade de músculo perdido durante o tratamento da obesidade. Considerando que o músculo é mais metabolicamente ativo que a gordura, evitar a perda de massa muscular é estratégia importante para ajudar a combater a queda na taxa metabólica que ocorre quando há perda de peso.
Em quantidade excessiva, entretanto, a prática de exercícios pode causar prejuízos. Atividades extenuantes em mulheres, particularmente corridas de longa distância, têm sido associadas a retardo puberal, problemas na ovulação e irregularidade menstrual. A falta de menstruação decorrente de excesso de exercícios constitui um risco para perda óssea prematura.
Suplementação alimentar
Há muitas opções no mercado de diversos suplementos alimentares para os atletas ou praticantes de atividades esportivas não profissionais. Alguns produtos trazem promessas quanto a melhora de desempenho, perda de peso ou ganho de massa magra. É preciso muito cuidado pois não existe uma regulação de tais produtos por órgãos oficiais, ou seja, o fabricante não necessariamente comprovou cientificamente os resultados que descreve. Absurdo? Sim, desta forma, é fundamental consultar um profissional atualizado e, sobretudo, ético, para esclarecimento sobre quais suplementos de fato possuem estudos bem realizados e resultados consistentes que embasem a recomendação para uso.
Novamente, muito cuidado com falsas promessas. Não existe pílula mágica!

