top of page

DIABETES &

HIPOGLICEMIA

Diabetes

 

Trata-se de doença em que o corpo não produz ou usa adequadamente insulina, segundo definição da Associação Americana de Diabetes.

 

A glicose, um dos produtos da digestão dos alimentos, é um combustível fundamental para o metabolismo. Para ser usada a glicose precisa ser transportada para dentro das células, e este processo depende da insulina. A insulina é um dos hormônios produzidos no pâncreas. 

 

Há diversos tipos e causas de diabetes.

O diabetes tipo 1 é uma doença chamada auto-imune na qual ocorre destruição das células produtoras de insulina. O paciente portanto não produz insulina e há necessidade de uso de injeções de análogos de insulinas desde o diagnóstico.

O diabetes tipo 2 é o tipo mais comum e ocorre por resistência à ação da insulina, ou seja, há produção de insulina, até em excesso, mas o corpo não responde como deveria. Com a evolução da doença pode haver deficiência de produção.

A herança genética desempenha um papel importante no diabetes tipo 2, mas o estilo de vida, ou seja,  ganho excessivo de peso, alimentação não saudável e​ falta de exercício físico têm papel fundamental no desenvolvimento da doença.

 

Alguns sintomas do excesso de glicose no sangue são fadiga, sede excessiva, micção aumentada, maior fome, perda de peso, infecções, cicatrização prejudicada de feridas, visão embaçada.

 

O diabetes é uma condição crônica para a qual é preciso realizar tratamento adequado e seguimento médico frequente. Glicemia elevada durante muito tempo leva ao desenvolvimento de complicações, como problemas nas retinas e alteração da visão, problemas nos rins, problemas nos nervos e doenças cardiovasculares. Com um tratamento adequado as chances de se ter estas complicações ficam muito baixas.

 

Nos últimos anos houve grande progresso das pesquisas médicas na área. Novos medicamentos para o controle do diabetes foram desenvolvidos e estão revolucionando o tratamento do diabético. Este assunto é particularmente empolgante para mim, e tema de meu estudo de Pós-graduação (doutorado)!

 

 

Hipoglicemias

 

A hipoglicemia significa nível de glicose baixo no sangue.

 

Os sintomas de hipoglicemia incluem:

  • Ansiedade

  • Visão embaçada

  • Confusão

  • Tonturas

  • Fadiga, sonolência, fraqueza

  • Palpitações

  • Transpiração

  • Tremores

 

O nível de açúcar muito baixo está associado a risco elevado de complicações graves como convulsão, arritmia e até óbito, por isso, é importante saber reconhecer um episódio de hipoglicemia e tratá-lo prontamente. 

 

Nos diabéticos a hipoglicemia é o efeito colateral mais preocupante do tratamento. Algumas possíveis causas de hipoglicemia são: erro na dosagem da insulina aplicada, consumo de poucos carboidratos nas refeições, tempo de jejum prolongado entre as refeições, atividade física extenuante e consumo excessivo de álcool. Em pessoas que não possuem diabetes é preciso realizar uma ampla investigação quanto às causas da hipoglicemia.

Diabetes
bottom of page